10 coisas que você deveria saber antes de pular de paraquedas

Vai dizer: pelo menos uma vez na vida você já pensou que saltar de paraquedas deve ser a maior vibe! Mas e o medo?

É comum que a maioria das pessoas fique com muitas dúvidas sobre a prática do salto de paraquedas. Vemos imagens, vídeos, tudo parece tão legal e seguro…mas e se não der certo?

Calma, vai dar certo! Listamos as principais dúvidas de iniciantes no salto e vamos respondê-las aqui pra você, no blog da TD! (rimou)

E se o paraquedas não abrir?

Pode ser que este seja o principal terror na cabeça de quem pensa em saltar de paraquedas. Se cair lá de cima o paraquedas não abrir?! Dá muito medo só de imaginar! Mas relaxa! Os equipamentos utilizados atualmente são seguros, verificados e repletos de travas de segurança.
Além do mais, a tecnologia dos paraquedas hoje é tão segura que possui dispositivos de abertura automática do paraquedas reserva (caso o principal não abra) ou se você só esqueceu de abrir por estar admirando a vista. Quanto a isso, o ideal é sempre buscar empresas confiáveis com equipamentos adequados.

Quais são as restrições?

Como saltar de paraquedas não é lá a atividade mais de boa do mundo, existem algumas regras que devem ser seguidas antes de pular.

Primeiro, é preciso que você tenha mais do que 16 anos (essa norma vem da Confederação Brasileira de Paraquedismo). Além disso, a recomendação é que pessoas com mais de 99 kilos sejam orientadas pelo instrutor se é possível realizar o salto ou não.
Também não é permitido saltar de paraquedas se você praticou alguma atividade de mergulho nas últimas 24 horas antes do salto. Pessoas gripadas e com congestão nasal também não são aconselhadas à prática.

Quanto tempo leva para o paraquedas abrir?

Eu sei, você ainda está preocupado(a) com o paraquedas. Ok, normal. Mas olha, a sensação descrita por quem já saltou é incomparável.

Podemos dizer que a queda em si é bem rápida, vai levar em torno de 45 segundos.

Mais rápido ainda, o paraquedas abre em 4 segundos e desacelera a queda em 20km/h. Depois que o paraquedas abrir é só curtir a paisagem e descida bem leve.

O que não fazer antes de saltar de paraquedas?

Como comentamos, o salto não é uma atividade “leve”, por isso algumas outras restrições são feitas, como por exemplo:

  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24h anteriores ao salto
  • Condições físicas adversas devem ser informadas ao instrutor ANTES do salto, como insuficiência cardíaca, vertigem (labirintite), fraturas, problemas ortopédicos, desmaios e convulsões.
  • SE você passar mal e ficar desacordado durante a queda, não se preocupe! O paraquedas automático que falamos antes VAI abrir mesmo se você não puder acioná-lo. A única coisa que você vai perder é a vista 🙁

Posso saltar sozinho (a)?

Pode, desde que você tenha feito o Acelereted Free Fall (AFF), o mais moderno e seguro curso de instrução de paraquedismo, desenvolvido nos Estados Unidos. Lá no curso, você não vai saltar completamente sozinho desde o primeiro dia, você terá instrutores saltando junto com você.
O curso dura 10 h (teoria) e ensina as técnicas de paraquedismo. Depois, você faz oito saltos que correspondem a oito níveis, antecedidos por um briefing de 30 minutos e avaliação posterior ao salto. No total você faz 4 minutos de salto com o paraquedas aberto e sai graduado para a prática do paraquedismo esportivo. Ai sim, pode saltar sozinho 🙂

Escolha um local certificado para realizar o seu salto

No Brasil existem 36 áreas de salto certificadas pela Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq). Veja todas aqui.

Com que roupa eu vou?

De preferência com uma roupa de academia, que costumam ser mais confortáveis e garantir a sua flexibilidade na hora do salto. Também é muito importante estar com tênis adequados e confortáveis.

Posso comer antes de pular?

A recomendação é não pular de estômago vazio e nem muito cheio. Geralmente, pelo nervosismo do salto, algumas pessoas podem sofrer náuseas e vômitos. Também é comum que pessoas em jejum desmaiem, então não faça isso.

Descarregue sua adrenalina

Quando você entrar no avião com a galera que vai saltar com você, aproveite para descarregar todo o nervosismo e adrenalina antes do salto: dê risada (pode ser de desespero mesmo, ajuda a aliviar o stress), grite bem alto, interaja com as pessoas que estiverem com você. Essa é a melhor forma de estar com a cabeça boa na hora de pular do avião.

O SALTO

Claro que vai ser muito diferente a sensação de quem saltar do que ler essa descrição, mas só para ter uma ideia, aí vão algumas informações que são importantes para quem quer pular de paraquedas:

  • A altitude dos saltos é cerca de 12 mil pés, o equivalente a aproximadamente 4 mil metros de altura
  • A queda livre dura de 30 a 45 segundos
  • A velocidade da queda livre é 220 km/h
  • A capacidade de peso do paraquedas é de até 300 kg
  • O paraquedas leva 4 segundos para abrir
  • Para saltar, a idade mínima é de 16 anos

E aí? Deu coragem ou mais medo? Já viveu essa experiência? Conta pra gente como foi e ajude a encorajar os medrosos por aí!!

Boa parte deste conteúdo foi retirado do site desviantes.com.br =D

logo-twodogs-s-w

(41) 3046-0337

Newsletter

Downloads

© Copyright 2016 - Two Dogs | Desenvolvido por Fresh Lab Agência Digital