Dicas para evitar lesões no surf

O surf é um esporte que tem se tornado cada vez mais moderno, exigindo cada vez mais treinamentos para suportar as manobras pesadas.

Para quem pratica, é preciso ter disciplina para treinar o corpo e criar resistência física para não sofrer lesões de sobrecarga nos membros superiores, nos joelhos ou até mesmo coluna.

Os exercícios que envolvem a propriocepção, ou seja, aqueles que melhoram a capacidade da orientação, da posição e da localização espacial do corpo são essenciais para quem pratica o surf.

Nesta matéria, separamos as duas dicas preventivas realizadas fora da água que parecem ser simples mas que são de extrema importancia para te manter com um condicionamento físico ideal e livre de lesões.

 

TREINAMENTO DE EQUILÍBRIO

lesões no surf

Conhecido como Vibeboard, este aparelho melhora o condicionamento físico, aperfeiçoa o equilíbrio e flexibilidade.

Traz mais agilidade, resistência e também a coordenação motora do surfista.

Para quem está começando, se manter em cima da prancha já serve como um treinamento.

Para os profissionais mais avançados, recomenda-se realizar exercícios de agachamento ou tentar se equilibrar com os olhos fechados. Sempre cuidando da postura, simulando movimentos feitos dentro da água.

Lesões no surf

TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE

lesões no surf

Exercícios que envolvem a flexibilidade do corpo também deve ser feito. Muitos atletas machucam a musculatura por encurtamento devido a força realizada dentro do mar.

Veja quais locais pegam mais na prática e tente trabalhar esses lugares mais vezes. A coxa costuma ser o principal ponto de encurtamento.

Realize treinos que envolvam alongamentos pré e pós surf e intensifique cada vez mais. Outras regiões também devem ser treinadas como o pescoço, costas, panturrilha, peitoral e abdômen.

Deixamos um vídeo com um treino certo para você que quer criar resistência, força e equilíbrio na hora de surfar:

 

logo-twodogs-s-w

(41) 3046-0337

Newsletter

Downloads

© Copyright 2016 - Two Dogs | Desenvolvido por Fresh Lab Agência Digital