Para que serve as quilhas da prancha de Surf?

Para quem está praticando o surf ou pretende começar no esporte, é fundamental conhecer sobre as quilhas e a quantidade ideal para se ter um bom desempenho na água. Mas afinal, para que serve as quilhas da prancha?

As quilhas são muito importantes para que sua prancha funcione perfeitamente bem.

Para que serve as quilhas da prancha

Além de proporcionar a velocidade na água elas também são responsáveis pela estabilidade no surf. Atualmente no mercado, existem as monoquilhas, biquilhas, triquilhas e quadriquilhas.

Veja qual delas é a ideal para o seu tipo de surf.

MONOQUILHAS

para que serve as quilhas da prancha

Como o nome já diz, são as pranchas que possuem apenas 1 quilha, no centro da prancha. Geralmente as monoquilhas são usadas em longboards ou em pranchas muito antigas.

Pranchas com apenas uma, são muito boas para quem está começando a surfar, a remada se torna mais fácil e a velocidade se torna mais reduzida, se tornando perfeita para iniciantes.

BIQUILHAS

para que serve as quilhas da prancha

As pranchas com 2 quilhas também são aquelas mais antiguinhas. Elas ficam de modo paralelo uma a outra e tornam o suf mais velo, porém nas curvas ela perde aderência na água.

Em ondas grandes, que necessitam de mais habilidade com a prancha para pegar velocidade, você pode acabar perdendo projeção entre uma sessão e outra.

Para ondas menores e mais cavadas, as pranchas com 2 quilhas te dá uma velocidade animal.

TRIQUILHAS

As pranchas com 3 quilhas são as queridinhas entre os surfistas amadores e profissionais. São elas que possuem maior velocidade, precisão, estabilidade em ondas grandes.

As pranchas com esse número de quilhas costuma ser mais flexível para realizar as manobras do que as outras. Para quem surfa ondas consideradas difíceis e de forma mais vertical, recomenda-se a triquilhas.

QUADRIQUILHAS

para que serve as quilhas da prancha

Pranchas com 4 quilhas também são bastante usadas e também preferidas pela maioria dos surfistas.

Em termos de aderência, ela perde apenas para a triquilhas mas ganha das outras três pela velocidade e sua constância na onda (ou seja, não perde velocidade na onda).

Esse modelo de prancha não consegue ter uma estabilidade em ondas grandes uma vez que as quilhas são posicionadas paralelas umas as outras.

logo-twodogs-s-w

(41) 3046-0337

Newsletter

Downloads

© Copyright 2016 - Two Dogs | Desenvolvido por Fresh Lab Agência Digital