Qual a história da São Silvestre? – Blog da TwoDogs

As inscrições para uma das corridas mais famosas do Brasil estão abertas. A São Silvestre chega em sua 93ª edição, levando mais de 30 mil atletas para as avenidas da cidade de São Paulo.

Já se perguntou: Qual a história da São Silvestre? Pois vamos te responder!

 

Imagem relacionada

 

Como a São Silvestre começou?

Na década de 1920, o jornalista Cásper Libero retornou de viagem à França admirado com um evento de corrida noturna em que os competidores carregavam tochas ao longo do percurso.

Fascinado com o evento e fã da corrida, resolveu criar sua própria corrida na virada do ano de 1924.

Cásper fundou então, a Corrida de São Silvestre (nome do papa morto em 31 de dezembro, canonizado também neste dia, anos depois).

 

Resultado de imagem para sao silvestre png

 

Na sua primeira edição, recebeu pouco mais de 60 inscritos, dentre os quais, 48 compareceram para disputar a corrida e apenas 37 acabaram classificados oficialmente. Seu primeiro vencedor era jogador de futebol, Alfredo Gomes, que completou os 8,8km em 33 minutos.

Graças à Radio Gazeta, a corrida teve sua primeira transmissão ao vivo, ocorrida em 1948. O dispositivo para filmagem foi instalado em um carro que contava com receptação no topo do prédio da emissora.

 

Resultado de imagem para sao silvestre 1950

 

Sobre os participantes:

Para quem deseja participar dessa edição de 2017 da São Silvestre, as inscrições serão encerradas ate 24.11.2017, mas podem ser encerradas antes dessa data, caso o lote de 30 mil vagas se esgotar.

O preço, segundo seus corredores tradicionais, está salgado! Prepare-se para pagar $170 reais para correr. Alguns corredores argumentam que o preço justo para a prova deve ficar na faixa dos $70 reais.

Podem fazer parte da corrida maiores de 18 anos, de qualquer nível escolar, com a saúde em dia, que terão 2 horas e 15 minutos para completar a prova.

 

Resultado de imagem para corredor

 

Maiores picos de participantes

Até 1975, a corrida ficou restrita para a participação de homens, sendo naquele ano declarado pelas Nações Unidas como Ano Internacional da Mulher.

Os organizadores aproveitaram o momento para realizar a primeira corrida feminina no mesmo ano.

Já famosa em toda a América Latina, transformou-se em um evento internacional de ponta, chamando atenção de imprensas especializadas. Isso provocou uma invasão de corredores americanos na competição.

Resultado de imagem para mulheres corredoras

De 48 participantes a corrida, em 1925, passou a contar com 2 mil corredores ao fim da década de 50, mais de 10 mil em edições nos anos de 80, ate alcançar um recorde de cerca de 25 mil participantes na edição de 2011.

Desde 2011, corredores do sexo masculino e feminino destacam-se por ter origem africana. Essa hegemonia começou na década de 90, quando o queniano Simon Chemwoyo conquistou o primeiro titulo para o continente africano.

Pessoas portadoras de deficiências também participam da prova. Largadas especificas são feitas, para atletas cadeirantes e outra para atletas de com outros tipos de deficiência.

Há prêmios?

A resposta é SIM!!

A premiação é feita em dinheiro para os dez primeiros colocados, mas os valores serão divulgados 15 dias antes do evento.

O campeão irá faturar um prêmio acima de $80 mil reais.

Resultado de imagem para corrida premio

Fique ligado aqui no Blog da TwoDogs para ficar ligado em mais notícias de esportes radicais.

logo-twodogs-s-w

(41) 3046-0337

Newsletter

Downloads

© Copyright 2016 - Two Dogs | Desenvolvido por Fresh Lab Agência Digital