Surf confirmado no Pan 2019

É oficial minha gente! Categoria surf mais do que confirmada para os Jogos Panamericanos de Lima em 2019!

A Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) anunciou recentemente a inclusão do surf em uma competição desportiva internacional de grande porte. Os jogos Panamericanos de Lima (Peru) pode ser considerado como uma fase de teste da modalidade, para que avalie-se a possibilidade de incluir o esporte nos Jogos Olímpicos de Tokyo em 2020.

Caso a categoria dê bons resultados no Pan, existe uma grande chance de vermos disputas de surf nas próximas Olimpíadas. Quem acompanha o desenrolar desse assunto, sabe que existem fatores contra e a favor na comunidade do surf. Vamos falar um pouco sobre cada um deles a seguir.

Fatores contra a inclusão

Em geral, atletas do surf em sua maioria se posicionam contra a inclusão da modalidade em eventos competitivos.

Fala-se muito que a competitividade desses eventos colocaria em risco a essência do surfe, que por muitos é tido como muitos mais que um esporte.

Além disso, existem dificuldades nos critérios de avaliação dos atletas, que poderia ser feito de forma subjetiva.

Contudo, um dos fatores mais atenuantes seria uma possível falta de ondas de alto nível para competições.

Outro fator é e a necessidade de piscinas artificiais para realização das baterias.

Isso é uma possibilidade inadmissível para alguns atletas, que defendem não só a essência do esporte mas também a conexão com o mar mais do que qualquer coisa.

Fatores a favor da inclusão

É inegável que pessoas muito influentes do surfe mundial colaboraram com a inclusão da categoria em grandes competições. De certa forma isso dá um respaldo positivo à discussão.

Além disso, parte da comunidade do surfe é a favor do esporte no calendário olímpico, o que contribuiria para a popularização da modalidade e crescimento de adeptos.

Luiz Salazar declarou que “-o surfe está crescendo muito no mundo todo, não só no Peru. Nos interessa porque é um esporte que ajuda jovens de todo tipo de condição social.”

O forte apelo e crescimento real da modalidade entre jovens do mundo todo foi o fator chave para que a categoria pudesse passar por esse teste nos próximos jogos Panamericanos.

A grande questão é se realmente vale a pena incluir o surfe em competições de grande porte ou se essa é uma modalidade à parte de jogos internacionais desportivos.

Qual é a sua opinião? Compartilhe conosco e continue acompanhando o blog da Two Dogs!

logo-twodogs-s-w

(41) 3046-0337

Newsletter

Downloads

© Copyright 2016 - Two Dogs | Desenvolvido por Fresh Lab Agência Digital