Blog

Entenda como a mobilidade individual foi impulsionada pela covid-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Com a chegada da pandemia causada pelo novo Coronavírus, muitas coisas mudaram, desde a forma como nos relacionamos até a decisão de sair ou não de casa. Mas você já parou para pensar como a mobilidade individual foi impulsionada pela Covid-19?

Por Exemplo, o que antes era trabalho presencial se tornou home office, muitas pessoas deixaram de sair de casa, o que impactou o transito nos grandes centros. Se antes o comum era se deparar com avenidas e ruas lotadas, hoje o cenário é outro, com diversas pessoas optando por outras formas de locomoção, como a bicicleta.

homem com camiseta amarela de gola redonda e máscara branca

Já para os que ainda precisam se deslocar até o trabalho, o transporte público deixou de ser uma opção segura, fazendo com que muitos brasileiros deixassem de usa-lo por medo de se contaminar ou de sofrer com os sintomas da Covid-19.

É claro que essa mudança de comportamento foi o suficiente para impactar diversos setores e atividades da sociedade.

Se você também começou a perceber essas mudanças no local em que você mora? Então continue lendo o conteúdo e entenda como a mobilidade individual foi impulsionada pela Covid-19.

Números da Covid-19 no Brasil

Antes de mencionar como o mercado de mobilidade individual foi impactado pela pandemia, é fundamental falar sobre os números desta crise no Brasil.

Embora essa seja uma tarefa difícil, devido aos crescentes números, o novo recorde atingido no país foi o de mais de 270 mil vidas perdidas para a Covid-19.

A ausência de protocolos de proteção, a falta de leitos na rede pública e privada e até mesmo a possível falta de insumos básicos fazem desse momento um dos mais críticos para nós e todos aqueles que amamos.

Mas porque estamos falando do vírus? Porque é exatamente esse medo de se contaminar ou contaminar o próximo que mudou a forma de locomoção de muitos brasileiros.

 

O que é mobilidade individual?

 

Para deixar claro, é importante ressaltar mobilidade individual é a forma pela qual um indivíduo decide se locomover, ou seja, como ele escolhe se deslocar de um ponto a outro individualmente. Seja de bicicleta, patinete, skate ou até mesmo caminhando.

A premissa da mobilidade individual é desafogar os grandes centros do acumulo de veículos, trafegar de maneira mais sustentável, manter uma rotina mais leve e saudável. E principalmente, neste momento, fugir da aglomeração.

 

Como a mobilidade individual foi impactada pela Covid-19?

 

É difícil imaginar algo que não tenha sido alterado ou impactado após o surgimento da Covid-19.

Pessoas deixaram de sair, de abraçar familiares, de visitar espaços que antes eram comuns. Quem saia para trabalhar todos os dias, passou a ver os colegas por chamadas de vídeo e receber mensagens do chefe, na segurança dos eu lar.

Até mesmo a prática de atividades físicas ficou parada por um tempo, fazendo muitas pessoas aprenderem a se movimentar dentro de casa.

É claro que toda essa mudança também seria capaz de impactar a locomoção, não é mesmo? As grandes cidades que antes registravam filas enormes nos horários de pico passaram a ver as vias liberadas ou até mesmo com metade do volume que era “normal”.

Essa mudança se deve ao fato de que muitas famílias deixaram de sair de casa todos os dias, afinal, muitos trabalhos passaram a ser realizados no modelo home office e as crianças e adolescentes tiveram que aprender a estudar de forma on-line.

Mas será que todas as mudanças foram impactadas por uma perspectiva negativa? Nós achamos que não.

faixa de pedestres em preto e branco

Com a mudança na forma de locomoção, muitos brasileiros voltaram a utilizar a famosa bicicleta.

Fácil de pedalar, rápida e segura. Esse veículo passou a ser a forma de transporte mais utilizada por muitas pessoas,  que ainda precisam sair para trabalhar ou até mesmo para realizar atividades essenciais, como ir ao mercado por exemplo.

É claro que existe muitos benefícios nessa mudança. A melhora no trânsito, a segurança de estar só, a facilidade de locomoção e a prática de atividade física são só alguns dos pontos positivos.

Com a adoção dessa nova rotina, o meio ambiente agradece. O uso constante desse tipo de veículo também é um incentivo para repensarmos na mobilidade urbana e como podemos melhorar o dia a dia nos grandes centros. Reduzindo a poluição causada por veículos movidos á combustão.

Contudo, fica difícil imaginar que a vida não tenha sido alterada por conta da pandemia.  Afinal, um veículo que antes era utilizado apenas para os momentos de lazer, como o exercício no parque aos fins de semana, agora se tornou uma forma de locomoção.

E você? Conseguiu sentir alguma mudança na sua rotina? Conseguiu reparar um aumento no número de bicicletas e outros veículos, como patinete elétrico por exemplo?

Se você está pensando em mudar a sua forma de andar pela cidade e deseja encontrar a bicicleta ideal, acesse o nosso site e confira os modelos que estão disponíveis.

Será um prazer te ajudar a escolher o modelo ideal para as suas necessidades, além de auxiliar a mudança na mobilidade no local em que você mora!

 

 

 

 

 

Compras no carrinho

fechar

Sign in

fechar

Sidebar