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Resiliência em ação: alternativas para aumentar a lucratividade

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O ano de 2020 trouxe com ele mudanças significativas na rotina dos empresários brasileiros. Pandemia, crise mundial, decretos estaduais, fechamento de lojas físicas e shoppings centers, provocando a toque de caixa, ajustes no modelo de negócios de muitas empresas. Fazendo com que lojistas busquem alternativas para aumentar a lucratividade e manter as empresas em níveis saudáveis.

O ano de 2020 parece um filme longe de terminar. Principalmente para os empresários, que tiveram que se adaptar à crise e desenvolver novas estratégias para se manter no mercado.

Por isso, este conteúdo sugere alternativas para superar este momento com resiliência,  inovação e novas oportunidades de mercado para aumentar a lucratividade.

Embora, a crise tenha afetado diversos setores, outros superaram as expectativas de venda. Por conta da mudança no comportamento dos consumidores.

Um relatório do Google, sugere que a mudança comportamental do consumidor brasileiro, evoluiu décadas em poucas semanas. Aumentando as buscas por compras e consumo de informações gerais.

Um dos setores que apresentou um crescimento significativo, foi o de venda de bicicletas. Motivada pelo fechamento de academias, pelo medo da aglomeração no transporte público e pela busca de uma vida mais saudável. Gerando alta demanda com desequilíbrio no sistema de produção.

Neste contexto, importadoras enfrentam problemas com a fabricação na china, que indicaram prazos de entrega de pelos menos 6 meses na produção de bicicletas.

O Mercado

Segundo a notícia, veiculada pela Aliança Bike, o mercado de venda de bicicletas aumentou 118% no mês de julho, se comparado ao mesmo período de 2019.

Já em entrevista com Marcos Fortuna, CEO da marca Two Dogs, que há 10 anos importa e distribui mobilidade elétrica, para o mercado nacional, focado na  operação de distribuição atacadista. Se viu em um momento delicado, com o fechamento das revendas com lojas físicas, principais pontos de venda da marca.

“Com a reabertura de lojas físicas, a Two Dogs voltou a trabalhar mais focado no mercado de distribuição, lançando uma nova campanha para chamada de revendas.”

Neste cenário, a empresa precisou se adaptar rapidamente direcionando as vendas para  a loja online. Observando grande demanda no mercado.

Com a reabertura de lojas físicas, a Two Dogs voltou a trabalhar com foco no mercado de distribuição, lançando uma nova campanha para chamada destas revendas. Oportunizando aumentar a lucratividade com a venda de mobilidade elétrica e diversão. Certos de que, o comércio online deve ser mais explorado, também para a venda de mobilidade.

Expectativa

Mas não é só isso, a demanda do mercado, para este tipo de produto, tende a crescer ainda mais, com a mudança no comportamento social. Sustentabilidade, diminuição do uso de combustíveis fósseis e mobilidade alternativa são tendências mundiais, reforçando a necessidade de ficar de olho no mercado, para extrair de maneira inteligente os melhores resultados.

Pensando nisso, empresários e lojistas do ramo de surfshop e skateshop já estão construindo catálogos de produtos variados nas lojas físicas. Expandindo este catálogo também para o comércio online.

Desta forma, proporcionando ao consumidor, produtos que antes não eram encontrados neste tipo de comércio. Bem como, trabalhando de forma inteligente em frentes variadas, focado em aumentar a lucratividade.

Ampliando assim, as possibilidades de venda, e claro, elevando o ticket médio por item vendido.

Para a empresa Two Dogs, entrevistada nesta matéria a retomada das vendas, no modelo B2B, tende a crescer a partir de outubro, com a chegada da temporada de vendas e festas de final de ano.

Período este, em que os consumidores que estavam mais contidos e temerosos pela crise, voltarão a consumir. Ainda mais, com as famosas ações de Black Friday e Natal.

Enfim, expectativas a parte, nada melhor do que observar a tendência e agir rápido. para se destacar em relação a concorrência.

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