Técnica Reset, como driblar a crise e obter sucesso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O que você faria se precisasse recomeçar?

Em meio a uma crise é fácil se perder, ficar sem rumo e não saber o que fazer primeiro.  Essa desorientação, aliada ao sentimento de perda e de medo, podem gerar paralisia e até mesmo desespero. Mas calma, tudo tem solução. 

Por isso eu, Marcos Fortuna, CEO da Two dogs. Quero dividir com você uma técnica, que aprendi e experimentei ao longo de várias crises enfrentadas e superadas com sucesso. É uma técnica simples , que fará você olhar sua empresa ou para seus conflitos por outro ângulo, proporcionando energia extra para executar mudanças. Uma ferramenta eficaz na gestão de crises empresariais, pessoais ou até mesmo de relacionamento.

Na teoria, o exercício consiste em desenvolver a capacidade de olhar o problema por outro ângulo, observar o que passou despercebido anteriormente. Gerando soluções diferentes e se conscientizando de que as dificuldades podem ser menores do que imagina.

Ao longo dos anos, percebi que um ponto determinante para o sucesso é a resiliência. Ou seja a capacidade de voltar ao estado normal e se adaptar às mudanças.

Nós, enquanto seres humanos, instintivamente fugimos da dor e buscamos o conforto. Esse sentimento inconsciente, pode nos trair nos momentos de necessidade, nos levando a desistir facilmente daquilo que sempre lutamos para conquistar. Por julgarmos impossível de resolver.

Então, o que devemos fazer para não cair nesta armadilha da mente e fugir da paralisia e do desespero? 

Aperte o Botão Reset

Por vários momentos de crise utilizei a técnica que chamo de Reset, a palavra muito utilizada na informática que significa: Ação ou ato de apagar.

O Reset consiste basicamente em zerar os padrões que você já conhece e mudar a forma de pensar diante da mesma situação. Observar a crise por outras perspectivas, se perguntar de que outras formas esse problema pode ser resolvido e assim mudar seu campo de visão.

Repetir inúmeras vezes as seguintes perguntas: E se eu estivesse começando hoje? Com tudo que já tenho nas mãos e com todas as ferramentas que disponho? Com todo o conhecimento adquirido, com o networking e com toda minha equipe, o que eu faria diferente? E se esse problema não fosse meu, qual seria o meu conselho? O que eu faria com tudo isso se eu estivesse começando hoje? 

Se perguntar e refletir sobre as possibilidades e soluções, faz com que sua mente saia da zona de conforto, experimentando o distanciamento daquele problema.

Outra dica importante, é refletir profundamente como se o problema não fosse seu. Imagine o que outras pessoas, do seu meio, fariam nesta situação. Possivelmente você encontrará as soluções necessárias para boa parte dos problemas. E assim, talvez você perceba que a sua grama pode ser tão verde quanto a do vizinho.

Essa técnica me ajudou e ainda me ajuda a vencer os obstáculos, espero que possa lhe ajudar também. 

Marcos Fortuna

Open chat
Precisa de Ajuda?